Ana Rizzon

DSCF9197Sou apaixonada pela vida e pelas pequenas e grandes coisas boas pulverizadas no dia a dia. Fui uma criança de pouca saúde, mas cercada de amor. Sou uma adulta rodeada por uma família amorosa, bons amigos de longa data, colegas colaborativos, uma cachorrinha divertida e amando o Eduardo há quase 18 anos. Me sinto grata e privilegiada pelos meus afetos e pela forma delicada e consistente que eles tocam a minha vida. Fora do trabalho adoro compartilhar a convivência com “os meus”, ler, viajar, fazer artesanato com reciclagem, aprender sobre arte, moda, decoração, saúde, histórias de superação e curtir a natureza. Faço atividade física por disciplina e como bem por prazer. Sou uma nulidade em matemática! Se esse for o seu problema, infelizmente não poderei ajudar! Sono e fome liberam o meu lado negro da força, mas não se preocupe caro leitor, você não corre perigo! Aprendi a comer a cada 3 horas e dormir 7 horas por dia, assim meu pior lado fica bem controlado. Rir de mim tem me ensinado a levar a vida de uma forma mais compassiva diante do rascunho que ainda sou se comparada a sabedoria que ainda desejo alcançar.  Sigo tentando aprender com o caminho, acolhendo o claro e o escuro da vida e de mim, aprendendo com os meus erros, fazendo amizade com a minha impotência e me entregando à vida para me tornar confortável com minha pele e em paz com meu juiz interno.

Acredito que a informação mais relevante sobre mim que deve constar nesse site é a minha certeza, baseada em evidências (como uma boa terapeuta cognitiva), de que eu nasci para ser psicóloga. Sou psicóloga clínica desde 2001 e trabalho com adolescentes e adultos, seja em psicoterapia individual, de casal ou de família. Em relação a psicologia, sou uma curiosa, apaixonada e corajosa que pensa que essa é uma ciência tão rica que precisa ir além das paredes do consultório. Por isso eventualmente me aventuro dando aulas, palestras ou produzindo conteúdo para esse e outros sites. Já tive programa na rádio, já escrevi para diferentes veículos de comunicação e agora estou me experimentando escrevendo meu primeiro livro em uma gostosa parceira com minha prima escritora talentosa Lila Rizzon. Sou movida por meu encanto por entender sobre a psique humana, os relacionamentos e o que toca fundo na alma de cada pessoa.
Mesmo convicta de minha ‘natureza profissional’ sei que nenhuma vocação se desenvolve sem disciplina, curiosidade, dedicação e esforço. Assim conjugo em passado, presente e futuro o verbo estudar. Abaixo constam os principais cursos realizados.
• Sou formada em psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 2001.
• Gurpo de Supervisão Clínica e Autoterapia em Terapia do Esquema – Realizado pela Wainer e iniciado em Fevereiro de 2016 (em andamento).
• Curso de formação em Terapia do Esquema (certificado e validado pela International Society of Schema Therapy (ISST) e pelo New Jersey/New York Institute of Schema Therapy – USA) realizado na WP Porto Alegre de março de 2014 a dezembro de 2015.
• Curso de Pós- Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental – Promovido pela UFRGS. Realizado de Março 2009 a Dezembro de 2010.
• Curso de Pós- Graduação em Psicoterapia de Casal e Família – Promovido pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Realizado de Agosto de 2003 a Julho de 2005.
• Curso de Mediação Familiar – Promovido pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) totalizando 40 horas/aula. Realizado de Outubro de 2003 a Julho de 2004.
• Curso de Formação em Gestalt-Terapia – Promovido pelo Centro de Estudos de Gestalt Terapia do Rio Grande do Sul. Realizado de Agosto de 1999 a Julho de 2002.
• Terapia de Casal: Integrando Modelos – Promovido pelo CEF – Caxias do Sul (Centro de Estudos da Família) totalizando 32 horas/aula de Setembro à Novembro de 2000.
• Grupo de Estudos em Problemas de Desenvolvimento e Psicopatologia Infantil – Promovido pela Clínica Ambiento, totalizando 50 horas no período de Abril à Novembro de 1998.